terça-feira, novembro 16, 2010

Resposta

Quer saber qual o aprendizado que tive com a interdisciplina de LIBRAS?
Nosso governo teve a feliz idéia de acabar com as escolas e turmas de ensino especial, para pessoas portadoras de necessidades especiais. Viva a inclusão! Tudo muito bonitinho como no comentário do post anterior. Pois eu te respondo, meu aprendizado de Libras me capacita tanto quanto a capacitação que me foi oferecida pelo governo. Olho para os lados e cada vez mais percebo que importante mesmo é ser amigo do rei. Se o povo reclama de fome e da falta de pão, porque não comem brioches? Meu aprendizado de LIBRAS me fez perceber que em terra de cego quem tem um olho é rei. Infelizmente não sou amigo de nenhum rei caolho. Meu aprendizado de LIBRAS, mesmo com o curso que já havia feito anteriormente (por minha conta, para me capacitar), me fez perceber que sou surda. Não vou dizer que sou totalmente “muda”, porque tenho capacidade de pedir água e pão através de mímica. O que ajudou na minha prática? Depende do ponto de vista, infelizmente o meu é deficiente e cego. Agora me mostre um aluno desta interdisciplina que aprendeu LIBRAS o suficiente para mudar suas práticas com um deficiente auditivo. Creio que a cadeira nem se destinava a nos tornar aptas nessa linguagem, se alguém achou isso creio que não deve estar falando do mesmo curso que fiz. Como introdução a este interessante recurso, ótimo, agora me perguntar qual foi a aprendizado que fiz e a relação entre a teoria e prática? Ótimo tem tutoras no curso. Ótimo, viva a inclusão. Pena que não sou amiga do rei. Lembro das dificuldades que todas tivemos para traduzir uma pequena conversa que nos foi apresentada em vídeo. Mesmo com tempo , ajuda de dicionários de LIBRAS e outros recursos, o resultado prático foi um terror. Queria ver, tentarmos acompanhar uma conversa animada de surdos num ônibus. Ultimamente ando lendo os blogs de meus colegas e os comentários que são postados, hoje como no dia 16/09/2009 posso dizer que muita coisa não mudou, nem vai mudar. Meu blog sim mudou um pouco, já não me esforço mais como antigamente, sou uma aluna relapsa, dou a minha mão a palmatória. Mas meu pior defeito é não ser amiga do rei, e nem querer ser.

Um comentário:

  1. Oi Chaine!

    Se esta postagem refere-se a meu questionamento/solicitação realizada em comentário anterior, acredito que não ficou muito claro para ti. O que solicitei, cfe as orientações dadas pelo SI, é que deverá realizar as postagens pensando nas interdisciplinas de cada semestre, procurando contemplar os diferentes aprendizados e se houve relação com a tua prática pedagógica.
    E como a Bea, também gostaria de saber o que quer dizer quando te refere ao rei.

    Fico a disposição caso queiras algum esclarecimento, ok?
    Abraços,
    Vanessa

    ResponderExcluir