quinta-feira, dezembro 16, 2010

O fim. Um novo começo.

Meu blog, meu diário, minhas alegrias, minhas lamentações, minhas dúvidas, minhas certezas, minhas descobertas, minhas contribuições, meus equívocos. Tudo chegou ao fim. O fim de uma etapa. Aqui ficaram registrados meus passos pelo PEAD. Aqui ficaram minhas construções e minha avaliação desde longo caminho percorrido. Relendo meu blog até aqui consigo identificar as diferentes interdisciplinas que fizeram parte de meu histórico. Percebo os momentos em que fui bem ou mau. Em que dei tudo de mim, ou nem tanto. Os momentos em que me senti realizada ou frustrada. O aprendizado não termina no final da faculdade, assim como o blog não deveria terminar. A vida é um eterno aprender. Agora chegou a hora de receber os louros da vitória (assim espero) e descansar. Mesmo que eu nunca mais venha a escrever no meu blog ou no meu portfólio, estes permaneceram. Estarão acessíveis àqueles que tiverem interesse em conhecer um pouco de minhas experiências e meus relatos. E assim como o meu, os de minhas colegas. Não são trabalhos que ficaram guardados dentro de um caderno velho e esquecido. São experiências que poderão ser compartilhadas e multiplicadas. Não ficaram restritas a um lugar ou há um tempo. Não sei quanto tempo estarão disponíveis on-line, nem se alguém um dia as virá a ler novamente, mas fico feliz em saber que talvez um dia em algum lugar alguém os leia e deixe um comentário para registrar a sua passagem. Lembro de alguns livros que pegava numa biblioteca, onde o registro da última leitura ficava registrado em uma ficha anexada ao livro. Umas poucas leituras com intervalo de anos entre elas. Um livro esquecido por anos, mas que foi útil ou agradável a um leitor em algum momento da vida. Seu autor, talvez até morto, não teve conhecimento de que um dia eu leria aquele livro. Assim é meu blog e meu portfólio, não sei quem o vai ler, nem quando. Talvez seja um texto que escrevi apenas para ser avaliada, por necessidade ou pura diversão. Talvez sejam breves palavras, quase inconseqüentes ou um momento da mais pura reflexão. Não importa. Sinto falta de nunca ter escrito um livro, talvez um dia tenha a capacidade de escrevê-lo. Este é o caminho da imortalidade, não ser esquecido entre os homens. Meu blog e meu portfólio estarão aqui para reviverem-me, um pouco de mim na memória dos que a lerem. Eu própria certamente vou rever minhas anotações sempre que tiver necessidade de retomar algum conhecimento esquecido. Não precisarei consultar livros ou anotações alheias, poderei reler o que aprendi e registrei durante esta faculdade. Foi um processo longo e contínuo. Senti melhoras ao longo do curso. Ao rever o blog e o portfólio como um conjunto posso ver o caminho que percorri. Olho para trás e vejo os meus primeiros passos, olho para frente e vejo minha formatura. Só posso dizer uma coisa: foi um privilégio estar com vocês.

Um comentário:

  1. ..quanta tristeza. O fim de um cíclo é a melhor forma de começar. Nada seria possível, sem o termino deste ciclo. Vai lá "guerreira", retoma o blog, agora com um novo foco.
    Bjuuus

    te amo e te admiro muito.

    ResponderExcluir