quinta-feira, setembro 03, 2009

Aprendizados

O balanço do semestre passado não foi totalmente negativo, apesar de minhas discordâncias. Do limão fiz uma limonada. É claro que devo grande parte desses méritos aos meus próprios alunos, afinal partiu deles a sugestão para a grande visita que fizemos a aldeia indígena dos Mbyá-Guarani. Partindo do conceito de Piaget, onde o aluno deve ser o construtor do seu aprendizado, ao expor sobre uma palestra que assisti sobre a presença indígena em nosso meio, meus alunos demonstraram interesse conhecê-los. Não queriam apenas ouvir falar em histórias de índios ou ver suas fotos estampadas em livros ou revistas, queriam conhecer a sua realidade e como vivem. No principio assustei-me com o esforço que seria necessário para realizar esse projeto, que mais me parecia um sonho e que eles ajudaram a concretizá-lo. Era necessário fazer contatos não somente com os indígenas, mas a questão de transporte, autorizações e o que foi mais bonito, uma pequena campanha de arrecadação de alimentos para retribuir a visita. O transporte foi o mais complicado, pois o aluguel de um ônibus seria muito caro, conseguimos o apoio da Brigada Militar, de Alvorada, com a ajuda do policial do PROERD, Soldado Figueiró, que gentilmente cederam o ônibus.
A escola autorizou a saída, os pais também, então os alunos começaram uma mobilização para a arrecadação de alimentos. A comunidade como um todo foi mobilizada para a alegria da garotada da escola e seus novos amigos da tribo indígena.
A visita foi exitosa, como diria Paulo Freire:
- A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.
Alegria e boniteza tiveram de sobra, além do aprender e ensinar. Ganhamos todos, e foi muito mais gratificante para mim do que uma avaliação A com estrelinhas. E na simplicidade e sinceridade dos indígenas percebi que havemos de procurar resgatar o muito do que perdemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário