LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ECS4
1) Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
A posição de Durkheim frente ao que diz Mill analisa a influência das relações sociais entre as diferentes gerações e dos fatores sócios-politicos-culturais de onde estamos inseridos, pois, para ele educação é a ação que indivíduos de gerações diferentes exercem uns sobre os outros.
2) Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem:
As duas questões ressaltadas por Durkheim remetem a dois teóricos, o primeiro deles, Kant, que diz “o fim da educação é desenvolver em cada individuo, toda a perfeição de que ele seja capaz”, essa é a visão do desenvolvimento harmônico. E temos ainda a visão de James Mill, com a definição utilitária, segundo a qual a educação teria por objeto “fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para seus semelhantes”.
O ponto fraco dessas definições é que elas partem do postulado de que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens.
3) O que é preciso de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para definir a educação é preciso considerar os sistemas educativos que existem ou tenham existido, fazer uma revisão histórica do indivíduo, observar os pontos em comum, pois o conjunto destes caracterizará a definição de educação.
4) De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto físico e moral?
De acordo com Durkheim os fatos que levam a sociedade a fazer do homem certo ideal tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral é um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade o indivíduo, o progresso, a ciência, a arte.
5)Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
O “ideal” a ser realizado tem por função suscitar na criança:
* Certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros;
* Certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam.
A sociedade, em seu conjunto e cada meio em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.
6) A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique:
Durkheim conclui que somos frutos do meio social em que vivemos, afinal de contas “o homem não é humano senão porque vive em sociedade”, sendo assim os adultos têm como função principal transmitir às crianças valores e ajudá-las a desenvolver-se fisicamente e intelectualmente. Contribuindo assim para uma sociedade ideal.
7) Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
A sociedade é o reflexo do indivíduo e o indivíduo é o reflexo da sociedade, em que está inserido, afinal, “se vê a que reduziria o homem, se retirasse dele tudo quanto a sociedade lhe empresta: retorna à condição animal”, assim o homem através de seus esforços em melhorar e em progredir pôde avançar um pouco mais em cada geração, e esses esforços não ficaram perdidos, “ao invés de se dissipar, todas as vezes que uma geração se extingue e é substituída por outra, a sabedoria humana vai sendo acumulada e revista, dia a dia, e é essa acumulação indefinida que eleva o homem acima do animal e de si mesmo.”
1) Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
A posição de Durkheim frente ao que diz Mill analisa a influência das relações sociais entre as diferentes gerações e dos fatores sócios-politicos-culturais de onde estamos inseridos, pois, para ele educação é a ação que indivíduos de gerações diferentes exercem uns sobre os outros.
2) Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem:
As duas questões ressaltadas por Durkheim remetem a dois teóricos, o primeiro deles, Kant, que diz “o fim da educação é desenvolver em cada individuo, toda a perfeição de que ele seja capaz”, essa é a visão do desenvolvimento harmônico. E temos ainda a visão de James Mill, com a definição utilitária, segundo a qual a educação teria por objeto “fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para seus semelhantes”.
O ponto fraco dessas definições é que elas partem do postulado de que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens.
3) O que é preciso de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para definir a educação é preciso considerar os sistemas educativos que existem ou tenham existido, fazer uma revisão histórica do indivíduo, observar os pontos em comum, pois o conjunto destes caracterizará a definição de educação.
4) De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto físico e moral?
De acordo com Durkheim os fatos que levam a sociedade a fazer do homem certo ideal tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral é um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade o indivíduo, o progresso, a ciência, a arte.
5)Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
O “ideal” a ser realizado tem por função suscitar na criança:
* Certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros;
* Certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam.
A sociedade, em seu conjunto e cada meio em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.
6) A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique:
Durkheim conclui que somos frutos do meio social em que vivemos, afinal de contas “o homem não é humano senão porque vive em sociedade”, sendo assim os adultos têm como função principal transmitir às crianças valores e ajudá-las a desenvolver-se fisicamente e intelectualmente. Contribuindo assim para uma sociedade ideal.
7) Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
A sociedade é o reflexo do indivíduo e o indivíduo é o reflexo da sociedade, em que está inserido, afinal, “se vê a que reduziria o homem, se retirasse dele tudo quanto a sociedade lhe empresta: retorna à condição animal”, assim o homem através de seus esforços em melhorar e em progredir pôde avançar um pouco mais em cada geração, e esses esforços não ficaram perdidos, “ao invés de se dissipar, todas as vezes que uma geração se extingue e é substituída por outra, a sabedoria humana vai sendo acumulada e revista, dia a dia, e é essa acumulação indefinida que eleva o homem acima do animal e de si mesmo.”
Oi Chaine! Que bom que, aos poucos, estás colocando as atividades em dia, continues em frente! Confira, entretanto, que esta atividade postada na verdade é a ECS3, ok?! Abraços Fernanda - Tutora ECS, Porto Alegre.
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